fbpx
O estilo do vosso casamento

Terá o estilo do casamento assim tanta importância na restante organização e planeamento do vosso casamento?

A resposta é sim. 

Para quem já leu o nosso Ebook (caso ainda não tenhas lido clica aqui para fazer o download) sobre os primeiros passos na organização do casamento, sabe que um dos pontos iniciais é a escolha do estilo.

O estilo eleito vai ser o guia principal de todos os itens e detalhes do vosso grande dia. Vai influenciar o que querem transmitir aos convidados e o ambiente que querem vivenciar.

Uma cerimónia mais intimista e acolhedora? Uma decoração mais tradicional e clássica? Uma festa que faça recordar aquela história de princesas que todos conhecemos?

O mais importante é que deve reflectir a personalidade dos noivos, para que se sintam totalmente confortáveis e para que possam rever tudo aquilo com que sempre sonharam. E a partir daí conseguirão definir uma série de pontos e detalhes, como a decoração, o tipo de flores, o espaço, o convite e restante estacionário e até mesmo o vestido de noiva. 

A verdade é que escolher um estilo único nos dias de hoje não é tarefa fácil. Existem milhares de ideias e novas tendências sempre a surgir que vos vão deixar a pensar. 

Mas, tal como cada casal é único, cada casamento também o é. E por isso poderão conjugar várias inspirações que vos façam criar o vosso próprio estilo. O ambiente perfeito, com todos os detalhes a rigor. A personalização não tem fim e o céu é o limite. 

E para que possam escolher ou até criar o vosso estilo único com que mais se identificam, vamos dar-vos a conhecer 9 estilos mais genéricos, que podem adoptar ou conjugar. 

Clássico

Quando imaginamos um casamento clássico, o nosso pensamento remete logo para os casamentos da realeza, com as lindas flores brancas conjugadas com as belas folhagens. É um estilo que, tal como todos os outros, tem vindo a mudar aos poucos e poucos mas é ainda o mais fiel ao casamento tradicional. E como o próprio nome o define, a utilização de elementos decorativos mais clássicos não pode faltar. Candelabros, Lustres e Porcelanas… Tudo aquilo que transmite elegância, tradição e um ambiente sofisticado. 

Vintage

O estilo perfeito para os amantes de detalhes antigos, como molduras, rendas, móveis ricos em detalhes, com cores brancas, beges e tons claros e neutros. 

Todos os pormenores em torno do casamento resgatam o que de mais bonito se utilizava nos anos 20 e o ambiente irá proporcionar a todos uma viagem no tempo, devido à riqueza nos detalhes da decoração. 

E toda a identidade visual é marcada, desde o traje do noivo ao vestido off-white rendado da noiva. A dica será recuperar tudo aquilo que ficou esquecido em casa dos avós, o que proporcionará um ambiente ainda mais pessoal, especial e íntimo. 

Moderno

Ao contrário do descrito anteriormente, o casamento moderno procura as linhas de design e arquitectura mais recentes. É ideal para noivos apaixonados pelas últimas tendências, que se deixam inspirar pelas vertentes mais contemporâneas das artes. 

É um estilo que não se deixa caracterizar por qualquer elemento, uma vez que segue o que de mais actual se pode encontrar. Tradicional não é a sua definição, porque desde a decoração até ao tipo de cerimónia, apenas é guiado pelas linhas mais modernas.

Minimalista

Baseado na conhecida expressão “menos é mais”, o estilo minimalista é inspirado pelas linhas mais simples, com grande destaque para os tons brancos e o clean. 

O foco deste estilo é criar um ambiente sofisticado e elegante, sem exageros, onde as principais peças serão os noivos e os convidados. E através de características do próprio espaço, como janelas e tectos altos ou paredes de tons neutros, a conjugação de elementos de decoração simples será a escolha acertada. 

O próprio vestido de noiva tende a ser bastante suave, o que fará com que a beleza da noiva seja realçada de forma incomparável. 

Romântico

Delicado e discreto, com bastantes flores conjugadas do modo leve e subtil. É caracterizado pelos tons pastel, que tornam o ambiente acolhedor, onde o amor é o principal destaque. É o tipo de casamento que mais remete para os contos de fadas e histórias de princesas, com toda a magia de uma decoração bem graciosa. As cores das chamas das velas tornam o espaço ainda mais acolhedor e mágico. Basta fechar os olhos para nos lembrarmos das bonitas rosas tom pastel envolvidas na nostalgia das palavras apaixonadas dos noivos. 

Boho

Para os noivos que adoram o contacto com a natureza. É a conjugação perfeita entre a descontração e a beleza dos detalhes simples e leves. Super caracterizado pela vertente contemporânea, com arranjos de flores orgânicos e desconstruídos, peças de macramé e tons muito aproximados ao que podemos assistir num magnífico pôr do sol. 

A cerimónia perfeita para quem sonha casar no meio de uma floresta ou numa praia ao entardecer. Segue a corrente boémica, onde as emoções são expressadas de forma autêntica e sincera. 

A decoração é baseada na conjugação de diferentes texturas e padrões (como a madeira, pampas e tapetes padronizados de tons quentes) com flores e folhagens que mostram o seu movimento e fluidez. 

Rústico

Luzes de arraial, fardos de palha, paletes, lanternas com velas e flores campestres. Tudo isto combinado com os elementos naturais mais belos, como campos de flores. 

São noivos apaixonados por trabalhos manuais? Então apressem-se, pois este é o estilo perfeito para a realização de vários DIY e o tempo vai ser escasso para a quantidade de coisas magníficas que podem desenvolver de forma simples e divertida. 

As rodelas de madeira são perfeitas para conjugar na decoração, ligadas aos elementos mais rurais.

É o casamento ideal para se realizarem jogos exteriores, descontraídos, e todo um plano de actividades onde o cronograma do dia seguirá somente o mood de todos os envolvidos, sem regras ou planificações a cumprir. 

Industrial

Imaginam um casamento numa fábrica antiga, onde as parede de tijolo fazem o contraste perfeito com a cor quente das luzes ou a chama das velas? Esse é o melhor ambiente para a realização de um casamento deste estilo. 

Inspirados pela revolução industrial, são usados elementos em metal, com um aspecto inacabado que irão combinar com arranjos subtis e mais ousados. Podem ser ainda integrados apontamentos rústicos com madeiras escuras… A verdade é que as inspirações para este tipo de casamento são maravilhosas e é quase impossível ficar indiferente ao encanto irreverente deste estilo.

Temático

A inspiração num filme que vos marcou… Vestir e interpretar um período histórico específico… Ou demonstrar o amor por um hobbie que ambos partilham… Este é o estilo perfeito para darem asas à vossa imaginação e criarem todo um ambiente em torno de um tema que tanto gostam. 

Desde o estacionário, ao tipo de cerimónia, roupa e decoração… Tudo é pensado ao pormenor para que se integre com o que mais representa a vossa essência e gosto. A regra é seguir a temática escolhida e reflectir o que de melhor vêm nela. 

Porque não tornar real a história da cinderela? Ou viajar até ao México sem sair dali?

Depois do estilo escolhido, é hora de pôr mãos à obra. Pensar em toda a linha gráfica, cores, decoração, tipo de cerimónia, espaço… E começar a idealizar tudo ao pormenor. 

No nosso caso, a partir do momento em que um casal nos apresenta o tema que quer ver reflectido no seu dia, começamos por trabalhar num mood board onde vamos fazer uma partilha visual de ideias e inspirações para colocarmos em prática.

Curiosos para saber um pouco mais sobre a criação dos nossos mood boards? Então podem ler todo o processo aqui.

Deixa um comentário

Your email address will not be published.