fbpx
Um tipo de cerimónia de casamento diferente

Será que a única alternativa que temos a um casamento Religioso é um casamento civil?

Dados estatísticos mostram-nos que o número de casamentos em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos anos, no entanto, o número de casamentos na Igreja tem vindo a diminuir.

O tipo de cerimónia que escolhem para celebrar a vossa união deve ser uma das primeiras decisões a tomar depois de ficarem noivos.

Este é até um tópico que muitos casais já abordaram antes ainda de ficarem noivos.

Para alguns casais esta pode ser uma decisão muito simples, para outros nem tanto.

 

Cerimónia religiosa?! Sim? Não?! Que alternativas existem?!

Esta é uma decisão que apenas os 2 em conjunto poderão tomar, o único conselho que vos podemos dar é que conversem e respeitam as crenças de cada um e tentem chegar a uma decisão que seja autêntica a vocês e à vossa relação.

Esqueçam pressões externas, o que os outros podem dizer ou pensar, focem-se naquilo que vocês acreditam e querem para o vosso dia.

Mas o nosso post de hoje não é para vos falar especificamente na escolha de tipo de cerimónia, mas para vos falar num novo tipo de cerimónia que é ainda pouco conhecido pelos noivos em Portugal.

Muitas vezes reunimos com noivos que optaram por não realizar uma cerimónia religiosa e a decisão automática que tomam é fazer uma cerimónia civil.

Mas todos sabemos que o casamento civil é na maioria dos casos uma cerimónia impessoal e fria, que passa pela leitura de um contrato.

Portanto qual é a alternativa que estes noivos têm ao casamento civil?!

Hoje vimos falar-vos das cerimónias simbólicas ou humanistas.

Este tipo de cerimónia ainda não muito conhecida em Portugal é já um conceito bastante popular internacionalmente.

Em países como os Estados Unidos, Escócia, Austrália, Nova Zelândia, entre outros, este é já um tipo de cerimónia de casamento legal.

Enquanto que em Portugal os noivos terão sempre na mesma de passar pela burocracia do casamento civil para estarem legalmente casados perante a lei Portuguesa, continuamos a acreditar que esta é uma excelente opção para tornar o dia do vosso felizes para sempre ainda mais especial.

Na prática têm duas opções:

  1. Poderão fazer uma sinergia no dia do vosso casamento entre o momento civil e o momento humanista. Isto significa que no dia do casamento estarão presentes o oficial do cartório que tratará da parte legal do casamento e terão o celebrante humanista que criará uma cerimónia completa e especial em torno da vossa história de amor.
  2. Ou poderão optar por se dirigirem ao cartório de forma prévia para oficializar o matrimónio. E no dia da celebração com os que vos são mais queridos, terão apenas o celebrante humanista para a vossa cerimónia simbólica.

Mas então o que é isto de cerimónia simbólica ou humanista?

Este tipo de cerimónia tem como objectivo celebrar o amor e a união de duas pessoas, sem haver uma ligação religiosa associada.

É uma cerimónia que será preparada em conjunto com os noivos, tornando-se numa cerimónia absolutamente única e pessoal que irá refletir a essência e história de amor do casal.

Nesta celebração são os noivos que decidem aquilo que pretendem partilhar com aqueles que escolheram para estarem presentes neste dia especial.

Leituras, discursos, votos dos noivos, músicas, vocês é que decidem que elementos querem na vossa cerimónia e de que forma os querem partilhar.

Este é um dos tipos de cerimónia mais bonitos a que já assistimos. 🥰

Quando temos noivos a optar por este tipo de cerimónia é muito comum recebermos posteriormente pedidos do contacto do celebrante para um futuro casamento.

É um tipo de cerimónia que não vai deixar ninguém indiferente. ❤️

Portanto se o casamento religioso não é uma opção para vocês, deem uma oportunidade e pensem se esta não seria uma boa alternativa para o vosso felizes para sempre.

 

De seguida vamos deixar o contacto de algumas empresas que vos podem ajudar a realizar uma cerimónia como esta.

Podem também espreitar os sites e aprenderem ainda mais sobre este tipo de cerimónia. 🥰

 

Arena do Tempo – https://www.arena-do-tempo.pt/ (Maria José Rola foi a celebrante do casamento da Inês Pinheiro)

Celebrar o Amor – https://celebraroamor.pt/

Your European Wedding Celebrant – https://youreuropeanweddingcelebrant.com/pt/

 

Esperamos que tenham gostado deste artigo e que tenha sido útil para vocês.

Deixem-nos os vossos comentários, perguntas e dúvidas na caixa de comentários aqui em baixo. 👇

E não se esqueçam se subscrever a nossa newsletter para estarem sempre a par das últimas novidades.

Deixa um comentário

Your email address will not be published.