fbpx
Questões para colocar ao fotógrafo

Fotografia é imortalizar um momento único, que não voltará a acontecer e ao qual não podemos voltar. Com um clique registamos um único e eterno registo.

Há muitos momentos e elementos que compõe o dia do nosso casamento, decoração, hair&makeup, fotografia, vídeo, comida, bebida, roupa, etc, etc, etc…

Acreditamos que todos os elementos têm um papel super importante, e todos estes elementos em conjunto, são o que permitem construir um dia tão especial como o dia do nosso casamento.

E a fotografia e o vídeo, não são excepção, e têm para nós, um lugar muito especial no nosso coração. ❤️

É através do trabalho espectacular de fotógrafos e videógrafos que podemos regressar aquele dia tão especial, é através do trabalho destes profissionais que recordamos as memórias desse dia.

Quantas lágrimas não são vertidas depois do casamento, ao ver e rever as fotografias e vídeos do dia?! Quão especial é podermos mostrar aos nossos filhos, e netos, recordações de um dia tão especial para a história da família?

Nós próprios temos lembranças dos nossos avós e pais nos mostrarem os álbuns dos seus casamentos, e de nos rirmos com as escolhas de penteado e roupa da época. (Spoiler Alert: um dia os vossos filhos e netos muito provavelmente se vão rir das vossas escolhas também 😅.)

Lamechices à parte, na prática, o fotógrafo e videógrafo do vosso casamento vão ter um papel super importante, e é essencial fazermos a escolha do profissional/profissionais acertado(s), que capturem as memórias deste dia tão especial da melhor forma e que muito importante: vão de encontro com o nosso estilo!

E por isso, hoje, escrevemos este artigo onde vos damos dicas de algumas perguntas e pedidos que podem colocar a estes profissionais, no momento da procura e escolha.

Nota: Muitas vezes a equipa que escolhemos para capturar estas memórias é responsável por fotografia e vídeo, no entanto, é também muito comum contratar empresas/profissionais distintos para cada uma das especialidades. As questões e pedidos que aqui referimos podem ser colocadas na sua generalidade a ambos os profissionais, com as respectivas adaptações para cada caso.

1 – O que é que o valor apresentado inclui?

Uma das primeiras coisas que quase todos os noivos procuram saber são os valores praticados por cada profissional, isto nem precisamos de dizer.

Inevitavelmente quando estamos no processo de escolha de um fornecedor, o factor preço terá um peso importante na nossa decisão. Mas quando pensamos no preço que cada profissional apresenta, deveremos pensar no valor que esse profissional irá trazer ao nosso casamento.

Antes destas questões práticas, é importante que nos identifiquemos com o estilo e trabalho anterior que vimos do profissional. Mas às vezes estamos em dúvida entre dois ou mais profissionais e poderão ser as questões mais práticas que nos podem ajudar a tomar uma decisão.

Desta forma, quando pensamos no que está incluído no valor que o profissional nos apresentou, há algumas questões que devemos analisar nos pacotes apresentados.

1.1 – Inclui álbuns físicos?

O pacote apresentado inclui a impressão de um ou mais álbuns físicos?

Podemos achar que álbuns físicos é coisa do século passado, mas acreditem que ter um elemento físico para recordar aquele dia tão especial é algo muito especial. O álbum conta a história daquilo que foi um dos dias mais felizes das vossas vidas.

Na grande generalidade, os pacotes apresentados por fotógrafos já incluem pelo menos um álbum para os noivos, muitos incluem ainda versões mais pequenas dos álbuns para oferecer aos pais dos noivos.

É importante perceber se o pacote apresentado inclui estes elementos, e se não incluir, qual será o valor extra para inclusão desses elementos.

1.2 – Número de profissionais presentes no dia?

É importante perceber por quantos profissionais será composta a equipa para percebermos se o tamanho da equipa resultará para o que pretendemos.

Por exemplo, em casos me que o noivo e a noiva se preparam para o casamento em locais diferentes, poderá ser necessário haver uma coordenação de horários de preparação para garantir que ambos têm tempo suficiente com o profissional para capturar todos os momentos pretendidos.

1.3 – Existe um limite de horas?

Existe um número limite de horas do serviço ou o pacote inclui horas ilimitadas?

Dependendo do estilo de casamento que irão organizar, esta pode ser uma questão importante. Muitos profissionais desta área definem um momento até ao qual efetuam a cobertura do evento, o corte do bolo e a ceia, são alguns exemplos comuns.

Em celebrações de mais de um dia, de fim de semana, por exemplo, também é importante construir um pacote com o profissional que inclua a cobertura de todos os dias.

Caso haja um limite de horas, aconselhamos a que perguntem o valor das horas extra, para não serem surpreendidos com valores com os quais não estão a contar depois do dia do evento.

1.4 – As despesas de deslocação estão incluídas nesse valor?

Com qualquer tipo de fornecedor de casamento é essencial perceber se as deslocações e estadia (caso seja necessária) estão incluídas no pacote apresentado.

Caso não estejam, peçam ao profissional que vos indique de forma prévia o valor que irá ser cobrado pelas deslocações.

Relativamente à estadia, alguns profissionais, caso o horário de término do serviço seja após uma determinada hora, podem pedir aos noivos que assegurem a estadia para o dia seguinte.

1.5 – Sessão de solteiros, trash the dress, sessão newly weds, etc

O pacote apresentado inclui alguma sessão fotográfica extra?

É muito comum, os pacotes fotografia/vídeo de casamento incluírem uma sessão extra antes ou depois do casamento.

As mais comuns são as sessões de solteiro e as sessões trash the dress. Como o próprio nome indica, a sessão de solteiros é feita previamente ao casamento em data a acordar com o profissional, e a sessão trash the dress é feita depois do casamento e geralmente é feita com a mesma roupa utilizada no dia do casamento.

A sessão de noivos é sempre muito útil, porque ficam com fotografias profissionais do casal que podem utilizar em elementos do próprio casamento (save the date, convite, site de casamento, fotografias decorativas, etc).

2 – Qual o preço das fotografias para os convidados? (Hipótese de oferecer fotografia a cada convidado)

Em muitos casos, os fotógrafos vendem fotografias aos convidados durante o dia do casamento. Apesar de esta ser uma prática da qual muitos noivos estão optar por “fugir”, continua a ser muito popular, especialmente entre os convidado, que gostam sempre de ficar com as fotos de recordação.

Relativamente a este ponto, há algumas questões que poderão colocar ao fotógrafo:

2.1 – Dispõe de uma galeria online onde os convidados podem aceder para comprar fotografias impressas caso queiram após o dia do casamento?

2.2 – Para os convidados que comprem a fotografia física poderão ter acesso à fotografia em formato digital?

2.3 – Qual será o preço das fotografias durante o dia? Existe a possibilidade de oferecer uma fotografia a cada convidado como parte da lembrança? Qual seria o valor?

3 – Pedir para ver as fotografias não escolhidas de trabalhos anteriores.

Na maioria dos casos, este tipo de profissionais vai mostrar-vos as melhores fotografias de cada evento. Muitas vezes os noivos acabam por ver os álbuns e as pré-selecções de cada casamento.

A nossa dica é que quando gostarem do trabalho que vos é mostrado, peçam para em algum dos casos ver as restantes fotografias do casamento.

Isto irá permitir-vos perceber de forma mais global, o estilo e forma de capturar dos profissionais e também vos permite por exemplo perceber a densidade e variedade de fotografias que conseguirão ter com aquele profissional especifico.

4 – Qual o tempo de entrega do material?

Depois do casamento, contamos os dias para ver e rever aqueles momentos especiais. Aconselhamos a que perguntem aos profissionais qual o tempo para entrega do material e que peçam para que essa questão fique escrita em contrato, para assegurar da vossa parte que não ficam tempo indeterminado à espera.

Podem também perguntar se poderão ter acesso ao material por etapas, à medida que os elementos ficarem prontos, ao invés de receber o material apenas quando estiver tudo pronto.

5 – Terão acesso a todo o material recolhido, ou apenas ao seleccionado?

Terão acesso a todo o material recolhido ou apenas ao seleccionado pelo profissional?

Na nossa opinião, aconselhamos sempre a que fiquem todo o material recolhido. Por vezes existem fotografias e momentos que para o profissional podem não ter tanto significado e que para nós, por algum motivo, sejam fotografias muito especiais.

Como costumamos dizer, antes a mais do que a menos. 😉

6 – Já fotografou no local onde será o vosso casamento? Se sim, seria possível ver fotografias desse casamento?

É sempre interessante perguntar ao profissional se já fez algum trabalho no local onde será a vossa celebração.

Caso já o tenha feito, peçam para ver o material desses casamentos. Para além de vos dar algumas ideias de como a luz funciona no espaço, poderá também inspirar-vos na utilização do espaço.

7 – De que forma terão acesso ao material? (Digital, Físico (pen))

De que forma terão acesso e receberão o material?

Aconselhamos sempre a que para além de receber o material num formato físico, pela utilização de uma Pen drive, é sempre aconselhável ter acesso ao material em formato digital (galeria online), para ser mais simples a partilha e mostra do material a terceiros.

Conselho: Não se esqueçam de fazer várias cópias de segurança destas fotografias, para que não percam nada.

Muitas vezes, nos casos da galeria online, poderá haver uma data máxima a que tenham acesso às fotografias, é importante também esclarecer esse detalhe.

Depois de decidirem no profissional e de assinarem o contrato, há também alguns pontos que importa relembrar:

8 – Caso tenham determinadas fotografias que gostavam de fazer (em casal ou em grupo) indicar à equipa com antecedência. Ou fotografias de pormenores específicos que gostavam de ver capturados.

Podemos ter fotografias que gostávamos de replicar com a nossa família e com os nossos amigos. Se for este o caso, convém indicar ao profissional com alguma antecedência para que durante o dia, este possa gerir o seu tempo de forma mais adequada, para garantir que nada fica por capturar.

Outras questões como, aquelas fotografias típicas com os familiares, se tiverem algum local especifico onde gostavam de as realizar importa discutir com o fotógrafo com a melhor hora para as realizar nesse sítio, consoante a luminosidade do local.

Caso optem por uma cerimónia exterior, é importante também discutir com estes profissionais, qual a melhor hora e direção de montagem do espaço para garantir que as fotografias da cerimónia não fiquem com sombras estranhas. 😊 

9 – Indicar todos os locais com as moradas respectivas dos locais da cerimónia, copo de água, casa de preparação da noiva e casa de preparação do noivo.

Geralmente, existem diferentes locais que marcam o dia do casamento, a casa onde os noivos se preparam, que muitas vezes são duas casas diferentes, o local da cerimónia, o local do copo de água, por vezes até se opta por um local de fotografias diferente de todos estes locais mencionados.

Seja qual for o caso, aconselhamos a preparar uma lista dos locais, com morada e hora a que se dará início o “trabalho” em cada um dos locais. Aconselhamos também a incluírem o nome e o número de contacto de uma pessoa a quem possam ligar sem ser vocês, a última coisa que querem é ter de andar com o telemóvel para dar ajudar ou apoio a algum fornecedor. 🥰

10 – Caso optem por contratar profissionais/empresas distintas para cada uma das especialidades é oportuno passarem informação e contacto de cada um dos profissionais para que no dia eles consigam estar em sintonia. 😊

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e vos ajudem na melhor escolha deste fornecedor que desempenha um papel tão importante num dia tão especial.

Caso optem pela contratação de um wedding planner, todas estas questões serão consideradas por vocês de forma a dar-vos o melhor apoio possível na contratação.

Deixem-nos as vossas dúvidas e ou questões nos comentários!

Adorávamos fazer parte da vossa história. ❤️

Deixa um comentário

Your email address will not be published.